O primeiro Show de Toquinho e Vinícius

 

Na coletânea de artigos “samba falado”, que reúne diversas crônicas musicais de Vinícius de Moraes (Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2008) o “poetinha” narra como fora sua primeira apresentação com Toquinho, marcada para Salvador, no dia 7 de setembro de 1970, no Teatro Castro Alves.

Vinicius narra sua apreensão por causa do público baiano, tido como muito exigente, e pelos críticos, que já etiquetavam Vinícius como um dos “velhos da bossa nova”. Além disso, havia cerca de 5 anos que Vinícius não se apresentava ao vivo (as últimas vezes foram com Dorival Caymmi, em 1964, e com Gilberto Gil e Maria Bethânia, em 1965).

No entanto, Vinícius se surpreende com a reação do público e narra:

A moçada de Salvador cantou e curtiu conosco de maneira a surpreender os próprios baianos, pouco habituados a um entusiasmo por parte de sua gente, a não ser no carnaval. Foi maravilhosa a resposta dos jovens ao recado de amor de nossas canções, muitas das quais eu imaginava soterradas por aquela avalanche. Por isso somos tão gratos à Bahia. Ela não só nos restituiu a confiança em nossa música popular, eu não direi perdida, mas posta em cheque, como a partir daí que Toquinho começou a compor adoidado”.  

Inclusive, foi em Buenos Aires que Toquinho e Vinícius compuseram sua primeira canção em parceria, “Como Dizia o poeta…”, música terminada em julho 1970, num ônibus que vinha de Feira de Santana para Salvador. A letra:

Como dizia o poeta
Vinicius de Moraes / Toquinho

Quem já passou
Por esta vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá
Pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou
Pra quem sofreu, ai

Quem nunca curtiu uma paixão
Nunca vai ter nada, não

Não há mal pior
Do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa
É melhor que a solidão

Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir?
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer

Ai de quem não rasga o coração
Esse não vai ter perdão

 

Em 1971 sai o primeiro de muitos discos com composições da dupla. Como nessa época Vinicius já havia sido compulsoriamente aposentado de sua carreira diplomática e se dedicava à carreira artística, foram numerosos os shows que fizeram juntos. A dupla permaneceu junta até 9 de julho de 1980, quando faleceu Vinícius.

A avalanche, no caso, é a do iê-iê-iê

No caso, um raríssimo erro de Vinícius: como se trata de um lance de xadrez, o mais correto seria “posta em xeque”.

 

Publicado originalmente no http://www.musicaemprosa.musicblog.com.br em 22 de março de 2010

Deixe um comentário