Tim Maia falta ao especial “Chico & Caetano” em 1986

Nelson Motta escreveu um interessante livro sobre a vida de Tim Maia (“Vale Tudo”, Objetiva, 2007), contando as histórias dos encontro e desencontros do rei do soul, e acaba dizendo alguma coisa sobre as históricas faltas de TIM mais aos shows.

 

 

TIM geralmente faltava a shows porque estava derrubado pelo que chamava de triátlon – uma maratona de uísque, cocaína e maconha. Muitas vezes, mesmo em condição precária, ele estava até com vontade de cantarele estava até com vontade de cantar, mas não havia voz nem para dar boa noite. Outras vezes, raras segundo ele, faltava simplesmente para sacanear o contratante, com especial predileção por Chico Recarey, do Scala. Temporada era um perigo: TIM ficava tão feliz com a estreia que promovia um triátlon comemorativo com os amigos no camarim até amanhecer. E no dia seguinte não tinha voz nem show.

 

Uma das faltas memoráveis de Tim Maia aconteceu durante o Programa “Chico e Caetano”, que a globo exibia uma vez por mês, de abril a dezembro de 1986. Há alguns momentos memoráveis no programa, como apresentações de Astor Piazzola com Tom Jobim, ou uma participação da banda Legião Urbana, com Renato Russo visivelmente intimidado com a presença de seus ídolos Chico e Caetano no palco. Além dos artistas citados, passaram pelo programa Cazuza, Elizeth Cardoso, Elza Soares, Evandro Mesquita, Gilberto Gil, João Bosco, Jorge Ben Jor, Luiz Caldas, Maria Bethânia, Os Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola, Rita Lee, Mercedes Sosa, Pablo Milanés e Silvio Rodriguez.

 

Resultado de imagem para tim maia chico e caetano

 

Em 15 de agosto de 1986, Tim Maia chegou a ensaiar na véspera, não compareceu à gravação, o que levou a equipe de produção a alterar a estrutura do programa, exibindo trechos do ensaio. Caetano, ao comentar a ausência, chegou a dizer que em Tim Maia, “o que seriam falhas se tornam enfeites”.

 

Resultado de imagem para tim maia chico e caetano

 

Na gravação do ensaio, dá para se ver Tim pedindo eco, graves e agudos, fazendo exigências, tocando e se divertindo, mas até hoje ninguém sabe a razão pela qual Tim não apareceu na gravação. Virou história.

 

Fontes: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo; Vale Tudo. Nelson Motta, Objetiva, 2007;

Musicaemprosa em abril de 2010

Deixe um comentário